Os trabalhadores de 12 municípios de Mato Grosso podem ter um alívio financeiro nos próximos meses, disponibilizado pelo Governo Federal. A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do pagamento do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma modalidade emergencial que garante o acesso a recursos em situações de emergência e estado de calamidade pública.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), os trabalhadores dos seguintes municípios mato-grossenses terão direito ao benefício: Alto Paraguai, Confresa, Juscimeira, Luciara, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Porto Alegre do Norte, Rio Branco e Salto do Céu.
O benefício permite o saque de até R$ 6.220 por conta vinculada do trabalhador, desde que ele resida em área oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como afetada por desastres naturais. Entre os eventos contemplados estão enchentes, alagamentos, vendavais, deslizamentos de terra e até rompimentos de barragens.