Sua localização:
Mudar localização

Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Grupo que construía cerca é achado em situação análoga à escravidão

Publicado em: 13/07/2016
whatsapp

Trabalhadores foram resgatados em propriedade rural de Poxoréu.
Ao todo, proprietário da área deve responder por 27 autos de infração.
André Souza

Cinco trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em uma propriedade rural em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, no mês de junho. O resgate foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT) nesta quarta-feira (13). Segundo o órgão, os trabalhadores faziam construção de cercas na propriedade e viviam em condições degradantes de trabalho. O proprietário da área foi multado e deve pagar indenização por danos morais coletivos.

A equipe de fiscalização composta por representantes do MPT e do Ministério do Trabalho e Previdência Social, chegou ao local a partir de denúncias anônimas.

Os fiscais flagraram os trabalhadores vivendo em barracões de lona, sem água potável e alimentação adequada. A fiscalização apontou ainda a péssima qualidade das instalações sanitárias. Os trabalhadores também estavam com salários atrasados enão tinham carteira de trabalho assinada pelo empregador. Ao todo, o proprietátio da área deve responder a 27 autos de infração.

Na propriedade rural, os trabalhadores faziam a instalação de novas cercas e a limpeza em volta das cercas já existentes. Após a fiscalização, as atividades foram paralisadas e os trabalhadores retirados do local, retornando as suas residências.

Os fiscais fizeram o recolhetim do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os cinco trabalhadores e regularizaram os contratos de trabalho. O empregador ainda deve pagar indenização por danos morais coletivos. O dinheiro deve ser revertido para projetos ou entidades assistenciais que visem reparar os prejuízos causados à sociedade.

Fonte: Andre Souza\Site G1 MT

Últimas Notícias

Ver mais eventos