Serviços de fiscalização, liberação e arrecadação federal estão prejudicados.
No estado, categorias reivindicam reposição salarial e bônus de eficiência.
Do G1 MT
Os auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal paralisaram as atividades nesta quinta-feira (14), em Mato Grosso. As duas categorias reivindicam o acordo fechado com o governo em março deste ano, que previa a reposição salarial com as perdas inflacionárias e o bônus de eficiência.
Com a paralisação, ficam prejudicados os serviços de liberação na alfândega bem como todos as ações relacionadas à fiscalização, liberação e arrecadação federal.
No caso dos auditores fiscais, a paralisação ocorre apenas nesta quinta-feira, com possibilidade de retomada na próxima terça (19) e quinta-feira (21). A categoria recolhe assinaturas e avalia, também, se irá deixar os cargos à disposição a partir da próxima semana.
Já os analistas tributários realizam uma assembleia hoje para decidirem se irão manter a paralisação por tempo indeterminado no estado.
Paralisação nacional
A paralisação dos serviços dos funcionários da Receita Federal também ocorre em outros 23 estados e no DF, onde os serviços foram suspensos ou os funcionários reduziram o ritmo de atendimento.
Durante a paralisação, os auditores estão realizando uma "Operação Padrão" nas fronteiras, portos e aeroportos, com fiscalização mais rigorosa na liberação de cargas e bagagens, o que acaba também provocando filas e alguns transtornos para passageiros e turistas.