A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso realiza a escolta de caminhões tanques carregados de combustível e também de carretas carregadas de milho e ração durante os dois últimos dias de manifestação dos caminhoneiros nas rodovias do Mato Grosso.
De acordo com a PRF, as escoltas foram feitas na quarta-feira (23) e na quinta-feira (24), por determinação da Superintendência Regional.
A superintendência determinou que os agentes realizassem as escoltas de veículos que precisam seguir viagem, mas são impedidos pelos manifestantes.
Na quinta-feira (24), a PRF fez escolta de três caminhões tanques na BR-364, em Cuiabá. Os veículos transportavam combustível para aviação e precisavam seguir até o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Na tarde de quarta-feira (23), sete carretas carregadas com milho foram escoltadas por uma viatura da PRF por cerca de 15 km na BR-163, em Diamantino. A carga tinha como destino criadouros de aves e suínos.
A PRF busca garantir o direito de ir e vir do cidadão e, por isso, tem determinado a retirada dos veículos da pista de rolamento, o que tem acontecido de modo pacífico em diversos pontos de concentração dos caminhoneiros. Além disso, as escoltas serão realizadas principalmente para os veículos com cargas de insumos para tratamento de água, remédios, produtos perecíveis, ração animal e combustíveis.