Um homem de 51 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por transportar, em um caminhão, cerca de 8 toneladas de madeira sem procedência, na quinta-feira (14), em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.
Ao ser abordado, o condutor alegou que não tem Carteira de Habilitação (CNH) e não portava documentos pessoais, muito menos a guia de autorização de transporte da madeira.
O veículo com o material irregular foi encontrado pelos policiais durante uma ronda em uma estrada vicinal na zona rural de uma fazenda no Distrito de Indianápolis. O caminhão usado pelo motorista tinha placas de Nova Xavantina, a 651 km da capital.
De acordo com a PM, após a prisão, o gerente de uma cerâmica se apresentou e disse que a madeira seria descarregada na empresa dele e que a carga estaria em processo de organização dos documentos exigidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), por isso estaria sem a Guia de Transporte.
O motorista foi autuado por crime ambiental e o caminhão com a madeira foi conduzido pelo representante da cerâmica até a Delegacia Metropolitana de Barra do Garças, sendo escoltado pela PM até o local. Entre as medidas administrativas tomadas, foram aplicadas duas notificações.
O tipo de madeira que foi apreendido ainda não foi especificado, sendo a identificação de responsabilidade da perícia técnica, que será conduzida pela Polícia Civil.