A realização de obras para elevação da ponte de concreto sobre o Rio Teles Pires, na MT-220, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, deve causar mudanças na travessia do rio a partir das 12h desta segunda-feira (18).
Os trabalhos devem durar cerca de 45 dias e a expectativa é de que, até o fim de julho, o tráfego pela ponte seja liberado.
Com o bloqueio, os motoristas que precisarem seguir por aquele trecho entre Sinop e Juara, a 690 km da capital, devem contar com balsas para atravessar o trecho. A travessia será gratuita, segundo a empresa responsável pelas obras.
De acordo com o diretor de Engenharia Ricardo Padilha, a ponte deverá ser elevada em 70 cenímetros e os reparos são necessários devido a construção da Usina Hidrelétrica de Sinop.
"Da mesma forma que o lago se movimenta nesta altura, a ponte também tem que se movimentar, de acordo com os cálculos que já foram feitos", disse.
Duas balsas devem fazer a travessia dos veículos, sendo que uma delas deverá levar apenas os veículos pesados - como caminhões, carretas e ônibus - e a outra, apenas os veículos menores. Cada balsa deve levar de 20 a 25 carros e de 3 a 5 veículos pesados.
Segundo a empresa, os horários de pico - maior concentração de veículos para atravessar - serão na parte da manhã, das 6h às 10h, e no período da tarde, das 17h às 22h.
Para acessar as balsas, os motoristas que seguem pela rodovia deverão desviar para o aterro e aguardar em fila dupla pelo transporte. A travessia deve durar de 10 minutos a 15 minutos.
"O local é iluminado, terá segurança 24 horas e vamos contar também com organizador de fila para que tenhamos a menor interferência possível", afirmou.