Cerca de 40 reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso começaram a participar de cursos de capacitação profissional em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital, no início deste mês. Os cursos são na área de assentamento cerâmico e corte e costura.
Em Chapada, 20 detentos estão aprendendo corte e costura e, segundo o diretor da cadeia, Amilton Silva do Nascimento, o objetivo é firmar uma parceria com a prefeitura e implantar uma oficina de confecções na unidade para fabricar uniformes para órgãos do município.
Já em Santo Antônio do Leverger, o curso é de assentamento de revestimento cerâmico, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e tem a participação de 22 reeducandos.
De acordo com o diretor da unidade prisional de Santo Antônio, Domingos Sávio Grosso, os participantes da capacitação estão bastante animados e planejam, assim que progredirem de regime, buscar uma nova ocupação a partir do conhecimento adquirido.
São liberados para as capacitações os presos que já cumpriram 1/6 da pena e que têm bom comportamento.
Além de receberem remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos vão receber certificado de participação nos cursos.
No total, 34 unidades prisionais devem ser contempladas com os cursos em todo o estado.