Um pescador foi preso por pesca ilegal na Ilha do Bananal, área de pesca proibida, em São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o pescador é profissional e é vinculado a colônia de pescadores da região. A prisão foi divulgada nessa quinta-feira (5).
Ele foi preso pela segunda vez em seis meses.
Segundo o Ibama, o pescador foi flagrado com 141 kg de pirarucu. Ele já havia sido preso em dezembro de 2017 por pescar na piracema e por caça de tartarugas da Amazônia, espécie de cágado local.
Nas duas situações, o pescador teve materiais de pesca, um barco e um motor apreendidos.
A operação de fiscalização, chamada ‘Espera’, se estendeu de 22 de junho e 30 de junho, onde os fiscais percorreram rios dos municípios mato-grossenses de Ribeirão Cascalheira, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia.
Ao todo houve a apreensão de 6 barcos, 6 motores, 1 canoa de fibra, 10 carretilhas de pesca com vara, 7 molinetes de pesca com vara, 5 caixas de instrumentos de pesca, 141 kg de pirarucu e 10 kg de pescado diverso, 12 tartarugas da Amazônia, 4 redes de pesca de pirarucu e 3 redes de pesca de nylon.
Além disso, os fiscais aplicaram multas no valor total de R$ 142 mil.