Vanessa Tomizawa estava com 29 semanas de gestação quando foi contaminada pelo vírus e precisou fazer um parto de emergência.
Os gêmeos nascidos nessa terça-feira (13) em um parto de emergência após a mãe ser diagnosticada com Covid-19 estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e passam bem. A mãe, Vanessa Tomizawa, de 29 anos, estava com 29 semanas de gestação e foi atendida em Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
Conforme informações de familiares, ela e os bebês passam bem. Nenhum dos dois recém-nascidos testaram positivo para Covid-19.
Segundo a filha mais velha, o caso da mãe é considerado grave, mas ela está sendo assistida pela equipe médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a situação das grávidas é analisada na categoria de ‘casos especiais’, a mesma que avalia como deve ser o atendimento de cardíacos e outros pacientes vulneráveis.
No documento com todas as diretrizes para o atendimento às mulheres grávidas, o governo orienta que os médicos não descartem a chance de um agravamento do quadro, já que há uma maior vulnerabilidade às infecções em geral durante o período.
Entre as determinações, estão uma consulta bimestral com um profissional de saúde e a individualização dos cuidados para cada mulher sobre como deverá ser o parto.