Foram registrados 6.578 acidentes em 2020, resultando em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais.
As mortes causadas em acidentes de trânsito aumentaram 25% no ano passado em comparação com 2019, conforme dados do Observatório de Segurança Pública. Já o número de acidentes teve redução de 8,1% no mesmo período.
De acordo com o levantamento, foram registrados 6.578 acidentes em 2020, resultando em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais.
Em 2019, Mato Grosso contabilizou 7.164 acidentes de trânsito, sendo 503 fatais.
A gerente de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rosane Pölzl, disse que a maior causa dos acidentes registrados são por imprudência no trânsito.
“Neste ano de pandemia, mesmo com a redução do fluxo de veículos nas rodovias federais que cortam Mato Grosso e, apesar da pequena redução no número de acidentes, aumentaram os acidentes graves e os óbitos no trânsito”, ressaltou.
Segundo a gerente, as estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana.
“Sendo assim, ao seguirmos o que preconiza a legislação de trânsito, estamos adotando protocolos de segurança, reduzindo riscos e consequentemente preservando vidas”, disse.
A maioria dos acidentes em 2020 ocorreram por colisão transversal, com 28 registros, e por colisão traseira e colisão frontal com 9 registros cada.
No ano passado, não ocorreram mortes no primeiro quadrimestre. Já em 2021, entre janeiro e abril, ocorreram dois óbitos.
Fiscalização
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou 101 blitzes de fiscalização de trânsito em Cuiabá e interior do estado no ano passado. Foram 73 ações com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTRAN) e órgãos executivos municipais como Semob e Guarda Municipal de Várzea Grande, e outras 28 operações Lei Seca em conjunto com as demais forças de Segurança Pública do Estado.
A partir do segundo trimestre de 2020 as operações foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus, mas foram retomadas no final do mês de setembro com a estrutura operacional reformulada para garantir o distanciamento social e a preservação da saúde dos servidores e da população.
Nas ações, segundo o Departamento, foram lavrados 3.666 autos de infração de trânsito e realizados 3.304 testes de alcoolemia, que resultou na prisão em flagrante de 151 motoristas por embriaguez ao volante.
Também foram lavrados 268 autos de infração de trânsito por conduzir veículo sob efeito de álcool e 45 autos por recusa a realizar o teste de alcoolemia.
Um dado que chamou atenção nas operações realizadas foi a quantidade de motoristas flagrados conduzindo veículo sem possuir habilitação. Foram 632 autos de infração lavrados por esta infração.
Nas operações também foram removidos 1.544 veículos, além de 826 documentos recolhidos, entre CNH e licenciamento.
Maio Amarelo
De acordo com o Detran-MT, devido às restrições impostas pela pandemia, as ações da campanha vão acontecer de forma digital para evitar aglomerações
Com o tema 'Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito', a campanha Maio Amarelo iniciou com objetivo de promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade.
O Maio Amarelo de 2021 seguirá o mesmo padrão do movimento realizado no ano passado. Devido às restrições impostas pela situação de pandemia, as ações da campanha serão de forma digital para evitar aglomerações.