Mato Grosso deve receber nesta sexta-feira (18), mais de 71 mil doses da CoronaVac e Pfizer para completar esquema vacinal em cidadãos de Mato Grosso. A CoronaVac estava em falta há mais de um mês no estado.
As doses do primeiro imunizante foram enviadas pelo Ministério da Saúde após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses do imunizante serão destinadas à segunda aplicação para conclusão do esquema vacinal dos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
A Comissão apontou que seis municípios do estado estão sem aplicar a segunda dose do imunizante por falta de doses. São eles: Apiacás (120 doses), Campo Verde (258), Cuiabá (3.216), Luciara (8), Rondonópolis (6.520) e Tesouro (122).
Pfizer
Já as 37.440 doses da vacina da Pfizer serão para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, conforme informações do Ministério da Saúde.
De acordo com o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer serão direcionadas às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes ou puérperas com comorbidades, aos trabalhadores do ensino básico e trabalhadores das Forças de Segurança, Salvamento e Armada.
Mato Grosso já recebeu 1.501.230 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.