Um criminoso envolvido com diversos crimes de furto qualificado de motocicletas, sendo apontado como o maior autor de furtos da região metropolitana, e alvo de investigações da Polícia Civil é considerado foragido da Justiça.
O suspeito, de 28 anos, alvo da operação “Cortando Giro”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) não foi localizado e continua procurado pela Polícia Civil.
Segundo as investigações da DERFVA, o suspeito tem participação em furtos qualificados de motocicletas, além de ter envolvimento com os crimes de associação criminosa e organização criminosa majorada. Ele é alvo de investigações em quatro inquéritos policiais instaurados na delegacia.
O suspeito também responde a diversas ações penais por crimes contra patrimônio sendo responsável por furtos de motocicletas na região metropolitana de Cuiabá.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Diego Alex Martiminiano da Silva, não há dúvidas que a atuação do suspeito com a prática de crimes é permanente, uma vez que, que os veículos não são subtraídos para venda direta.
Após a subtração é necessária a participação de outros criminosos, que atuam em outras funções como a guarda dos veículos para “esquentar”, adulteração de sinais automotores e posterior encaminhamento para países vizinhos, onde são trocados por drogas.
“Em todas as situações é necessária uma cadeia criminosa para que o bem subtraído tenha utilidade e valor econômico, ficando claro que o suspeito participa de uma organização criminosa especializada na comercialização de veículos produto de furto”, explicou o delegado.
A Polícia Civil conta com a colaboração da sociedade, através de denúncias via 197 para localização do suspeito.