Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Mais de 150 pessoas de Mato Grosso tomaram vacina vencida contra a Covid-19

Publicado em: 02/07/2021
whatsapp

Levantamento feito pela Folha de S. Paulo aponta que mais de 150 pessoas receberam doses vencidas de vacinas da Covid-19 em Mato Grosso. Em todo o país, o número é de pelo menos 26 mil. Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis e outros municípios estão entre os que receberam os imunizantes com o prazo expirado.

A cidade com o maior número de doses vencidas aplicadas em Mato Grosso é Poconé, com 40. Elas foram ministradas no PSF Cohab Nova. Em Cuiabá, foram 19. (confira a lista completa no fim da matéria).

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.
Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado. O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

Fonte: Olhar Direto

Últimas Notícias

Ver mais eventos