Após uma semana com temperaturas na casa dos 40ºC em praticamente todas as regiões de Mato Grosso, e umidade relativa do ar com índices alarmantes, a partir desta quinta-feira (26) as temperaturas devem começar a cair e a chuva deve chegar ao estado, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste ano, Mato Grosso vem sofrendo com o longo período de estiagem. Conforme o Inmet, uma área de baixa pressão atmosférica da origem a uma frente fria no Sul do país e aumenta as condições para chuva em áreas do estado.
Segundo o Instituto, a chuva retorna a partir desta quinta-feira (26), sobre o estado de Mato Grosso, mas de forma irregular. O sol deve aparecer forte em todas as áreas, e há condições para pancadas de chuva isoladas e com volumes baixos a partir da tarde em parte do noroeste do estado, ou seja, em municípios como Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Juína, Colniza e Guarantã do Norte.
Mas, o sol seguirá brilhando forte e não há condições para chuva nas demais áreas e em Cuiabá.
Já a partir de sexta-feira (27), a chuva deve retornar à região da Capital de forma irregular e muito localizada, com baixos volumes.
No entanto, esta chuva não conseguirá ajudar no combate às chamas na região da Chapada dos Guimarães, mas, favorece a diminuição da poluição e aumenta os índices de umidade relativa do ar.
“A chuva se concentra de forma fraca e pontual sobre a região central do estado, sul e noroeste de Mato Grosso. O tempo segue com predomínio de sol, tempo firme e tempo seco apenas no leste do estado”, diz o Inmet.