A Prefeitura de Lucas do Rio Verde (distante 354 km), por meio da Procuradoria Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, tem auxiliado a Polícia Judiciária Civil (PJC) no inquérito que apura o furto de vacinas contra a covid-19, ocorrido no dia 22 de junho, no PSF do bairro Rio Verde.
Segundo o delegado Eugênio Rudy, atualmente a investigação aguarda o laudo pericial que deve ser emitido, ainda sem data, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A partir da emissão do laudo, a Polícia Civil espera conseguir novas informações que auxiliem no inquérito policial, como a digital dos envolvidos no furto.
Até o momento, já foram ouvidas todas as pessoas que estiveram no PSF no dia do fato e na data seguinte, especialmente no local onde ocorria a aplicação das vacinas, entre elas, aplicadores, pessoas que receberam algum imunizante, além de profissionais que tinham acesso ao ambiente.
“Estamos em contato constantemente com a Politec e vamos continuar as investigações. No momento oportuno, a polícia vai trazer a público o resultado do inquérito e, com certeza, apontaremos quem é o autor ou os autores do furto das vacinas”, destacou o delegado.
Em todas as fases da investigação, a Prefeitura esteve e continua à disposição da polícia para esclarecer os fatos, mostrando compromisso e respeito perante a sociedade.
“Eu tenho que elogiar a conduta da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, da Procuradoria Municipal que têm nos ajudado sempre, em tudo que nós pedimos de informações. Esse é o papel que se espera do órgão público, que seja parceiro, para que juntos consigamos chegar ao resultado do inquérito”, destacou o Eugênio.
A prefeitura iniciou, ainda no mês de junho, uma Sindicância para apurar todos os fatos. O processo foi suspenso até que a PJC avance na investigação. A partir do resultado do inquérito, o Município retoma o procedimento interno, com a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
A Procuradora-Geral do Município, Derlise Marchiori, destaca o compromisso da gestão com a solução para o caso. “É importante destacar que a Prefeitura atua com muita responsabilidade porque o assunto é sério e, comprovado o envolvimento dos servidores, serão punidos, de acordo com o art 123 do Estatuto do Servidor (Lei 42/2006)”.
Entenda o caso
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que registrou boletim de ocorrência na terça-feira (22) de junho, após constatar a ausência de 84 doses da vacina contra a covid-19 da marca AstraZeneca. Os imunizantes estavam em um PSF, onde seriam utilizados para vacinação por agendamentos.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.
A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.
Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.
A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.
A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.
Transparência
Reiterando o compromisso em manter a transparência com a sociedade luverdense, a Prefeitura salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.
No portal exclusivo para Coronavírus, no site da Prefeitura, em “Transparência”, é possível acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados.